sábado, 22 de agosto de 2009

UAB/UnB-Tecnologias Contemporâneas na Escola 01

Sobre a disciplina: As tecnologias contemporâneas atuam para a mudança do cenário tradicional da sala de aula. O que antes era formado por um professor, um quadro, giz, caderno, lápis e alunos em fila, agora ganha uma nova configuração. Porém, muito mais do que criar novos cenários, as tecnologias interferem também no roteiro e na atuação dos atores da educação, ou seja, modifica a performance dos professores e dos alunos.
Nessa perspectiva, os alunos não são meros expectadores de um espetáculo dirigido pelo professor, mas sim, co-autores e co-responsáveis pelo processo de aprendizagem. A questão agora é saber como estas novas tecnologias, que estão incorporadas ao cotidiano das sociedades contemporâneas, devem trabalhar para a melhoria do processo educacional. O que estudaremos nesta disciplina são alguns aspectos dessa questão. O desafio está lançado. Vamos a eles?


Texto relacionado à pesquisa


A relação das novas tecnologias na sociedade, na educação, na arte e na música.

A tecnologia engloba todas as técnicas de seu estudo. Assim, entende-se por inovação tecnológica a aplicação de qualquer método ou instrumento, descoberto por meio da pesquisa sistemática, à coleta. Fabricação, armazenamento, transporte e muito outros. A evolução da tecnologia revela, a cada momento de sua história, uma profunda interação entre os incentivos e oportunidades que favorecem socioculturais do grupo humano no qual elas ocorrem.

O produto final dessas novas artes, portanto, está relacionado a um fazer mecânico, e a arte aparece então ligada a maquina, não só para ser realizada como também para ser exibida, como é o caso do cinema.

A sociedade está convicta que a tecnologia está suficientemente avançada, ela é mágica é utilizada em prol da nossa aprendizagem e de inúmeros benefícios que a tecnologia nos expõe, e o papel do professor é saber se inspirar e integrarem-se as novas tecnologias para ampliar e melhor a nossa aprendizagem. A tecnologia é indispensável quanto a nossa educação.

A tecnologia nos transborda, nos informa, através de vários meios, de várias redes da internet, e temos como exemplo letras de músicas, é a pesquisa que fiz. Na verdade quanto mais nós aprendemos com a tecnologia, nos tornamos úteis para si mesmos, quanto para a nossa sociedade.

Tecnologia e internet









Ta no meu computador
Eu quero entrar na internet
Para a mente está aberta
E a educação ter valor

A tecnologia avançada
Parece ser mágica
Nos da oportunidade de estudar
E entrar na rede pesquisar e interagir

A tecnologia engloba todas as técnicas
De seu estudo
Eu adoro a sua forma
De nos ajudar

Através da internet um dia vou me formar
Para ser professora
E saber explicar...
E saber inspirar...

Compositora: (Sonaira Kimberly)


As habilidades, conhecimento e atitudes que o professor de artes deve desenvolver e construir para melhor situar-se neste novo paradigma de educação utilizando as novas tecnologias.

Para que os professores construam as habilidades, conhecimento e atitudes desenvolver e construir para melhor situando-se neste novo paradigma de educação utilizando as novas tecnologias, é preciso considerar as novas mudanças, isso influência nos processos de construção do saber educacional. Os trabalhos já não podem ser mais elaborados e nem lidos, eles devem ser produzidos e interpretado de maneira interativa, assim motiva mais o aluno, os professores devem se atualizar mais com as novas formas educacionais através da internet, para abranger melhor toda a sociedade.
A educação, as habilidades dos professores têm que ser modificada, não tem que continuar, com essa mesmice, fora da realidade, que não constrói seres pensantes, e sim incapazes de construir novos conhecimentos pela maneira que são ensinados, não que seja totalmente ruim, mas que falta atualidade para melhor ser o processo de ensino aprendizagem, não tratar apenas de transmissão de conteúdos. A internet hoje está sendo a nossa principal aliada na educação, e a distância já não é empecilho, porque as tecnologias avançaram, e a distância não importa o que importa é o grau do conhecimento.
O papel do professor é o de incentivar o aluno, motivá-los a buscar o novo, sanar suas dúvidas, e está sempre os incentivando a fazer novas descobertas, despertar o novo e o seu potencial, utilizando sempre o novo paradigma da educação. O professor complementa, questiona e se inter-relaciona com os alunos. Um dos estimulantes para os alunos é sempre manter uma comunicação virtual, utilizando e-mail, enviando mensagens eletrônicas. Ensinar através da internet merece muita atenção do professor, pois os alunos têm muitas conexões e endereços para serem analisados e sempre um está conectado a outros.
É importante que o professor esteja sempre acompanhando o ritmo dos alunos, nas navegações da internet e nos encontros presenciais, em geral aprendendo junto deles. O bom do processo de ensino aprendizagem, utilizando as tecnologias (internet) é a forma pela qual o professor tem de se comunicar melhor, ou seja, autenticamente, transmitindo para seus alunos confiança e dinamismo. E a competência torna-se aliada ao professor, e o desenvolvimento dos alunos e a sua aprendizagem torna-se bastante eficaz.
Portanto, o importante é integrar-se ao novo, envolverem-se as tecnologias, dentro de uma visão mágica, criativa e inovadora. Devemos utilizar as tecnologias mais avançadas para comunicarmos mais, interagir melhor. É necessário adaptarmos melhor ao novo paradigma educacional, para melhorar de forma geral a qualidade de nosso ensino aprendizagem.



Informática na arte educação



A arte e a cultura popular também são influenciadas pelas inovações tecnológicas, gerando diferentes manifestações estéticas, como a música, as artes e outros. A formação de redes, mobilidade, conexão: idéias e conceitos que, transformados pelas artes e pela cultura, levam à emergência de novas sensações inclusive da informática na arte educação.

O universo artístico é capaz de criar possibilidades infinitas e de grandes percepções a partir das mudanças do mundo tecnológico. O desenvolvimento das novas tecnologias de comunicação, a informática, por exemplo, gera grandes impactos em nossas vidas, contribui para a ampliação do nosso ensino educacional e profissional.

O computador pode ser utilizado como recurso de aprendizagem no desenvolvimento de atividades na sala de aula, e ainda trabalhando na arte educação, propiciando há nós muito saber e descontração, lembrando que o mesmo não substitui a presença do educador que é bastante necessária para o ensino.

Os educadores devem sempre estar preparando os alunos e a si mesmo também enquanto educador, para estar preparado para as mudanças e exigências da nova tecnologia, que estar contribuindo de forma conveniente em todos os meios educacionais, inclusiva a informática na arte educação.

Portanto, a informática tem a seu favor a sua versatilidade de aplicação, sua adaptabilidade a todas as atividades, e sem dúvida o ensino tem um meio de ser mais aberto e de qualidade que nos leva aos mais altos níveis não de conhecimento tecnológico, mas sim de cidadania e arte educação e cultura.


Software Livre

Desafios e perspectivas do software livre


O software livre, mesmo que tenha sido criado e inspirado nos conceitos libertários dos hackers é, além de tudo, uma tecnologia. O software livre como tecnologia não é algo de esquerda ou incompatível com o capitalismo. Segundo Manuel Castells [14], “o software livre é incompatível com corporações monopolistas, como a Microsoft. É também incompatível com governos repressivos que querem controlar a liberdade, sejam de direita ou de esquerda. Mas ele não é incompatível com a IBM, e ela não é um órgão revolucionário mundial. Nem é incompatível com governos democráticos, que querem desenvolver a criatividade dos jovens. Mas eu não igualaria o software livre à esquerda. Ele é algo muito mais amplo. Seus valores são valores de transformação social e acho que mais próximo do anarquismo. As idéias que estão por trás do software livre acho que são anti-autoritárias e de liberdade. Para mim, essas idéias são revolucionárias. Mas cabe uma diferenciação da expressão política organizada da esquerda. O movimento software livre é mais amplo do que o movimento anti-capitalista e pode encontrar aliados no capitalismo. De comum, há as idéias de liberdade e eles estão dispostos a aceitá-la. Isso é muito revolucionário pois, no fundo, os grandes poderes mundiais não estão dispostos a aceitar a liberdade.” É importante destacar que nem todos os milhões de hackers desenvolvedores de software fazem isso por ideologia ou como uma ação libertária consciente. A maioria destes também não são ativistas sociais, são “técnicos benevolentes” que respeitam os princípios das licenças e do compartilhamento do conhecimento, que tanto podem estar a serviço das grandes corporações globais como das organizações sociais “alter-globais” que desejam construir um “outro mundo possível”, inspiradas pelo movimento do Fórum Social Mundial. Também é verdade que a grande maioria das organizações sociais e quase a totalidade dos partidos de esquerda ainda não incorporaram nos seus programas de luta e na sua prática cotidiana os desafios da “Era da Informação”. Conforme o Ministro da Cultura e músico brasileiro Gilberto Gil[17], ao falar sobre sua vivência no 5° Fórum Social Mundial, “um desses paradoxos é a convivência cotidiana entre o mais arcaico discurso político, a mais bizantina forma e o mais bizantino conteúdo, a mais antiga e superada agenda, a mais antiga e superada atitude, e as formas contemporâneas, os conteúdos, as agendas e as atitudes mais sintonizadas com o nosso tempo. A convivência entre o analógico e o digital, entre a foice e o martelo e os fluxos virtuais. Há espaço e provavelmente sentido em tudo isso, talvez porque o impulso básico da mudança, da transformação e do progresso esteja, ou tenha estado, um dia, na gênese de todos os movimentos de contestação da ordem e de construção de novas ordens. O impulso fundamental de superação, de aventura e de peregrinação que se fez e se faz presente em cada passo adiante da humanidade. As pessoas e as organizações que constituem o Fórum Social Mundial têm, portanto, uma base comum, ainda que as falas, as visões, os métodos e as práticas sejam diferentes. Eis o que explica a convivência pacífica e estimulante entre agendas tão díspares, por exemplo, como a deste encontro, sobre a revolução digital e as novas redes, e as agendas dos partidos marxistas tradicionais.” Para nós, que desejamos e lutamos para construir uma nova Sociedade da Informação mais justa e solidária, o principal desafio é de extrapolarmos o universo desse debate muito além da esfera seleta do “people da information society” e sensibilizarmos as organizações sociais que lutam por mudanças estruturais no planeta a para que atualizem os seus discursos, práticas e programas políticos, incorporando os temas da revolução digital com a prioridade adequada ao século XXI. Caso não consigamos executar esta tarefa, as realizações e o próprio movimento software livre serão incorporados pelo capitalismo globalizado e as práticas transformadoras deste movimento aos poucos desaparecerão. Uma “Nova Sociedade da Informação é possível”, mas isso não está garantido como um curso único da história. Vai depender do resultado das diversas disputas que teremos pela frente e, portanto, da nossa capacidade de ampliação das teses e práticas libertárias do software livre junto à sociedade global.


Alguns Endereços Sobre Software Livre

http://www.softwarelivre.gov.br/

http://vecam.org/article710.html

http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20000116.php

http://pt.wikipedia.org/wiki/Portal:Software_Livre

http://br-linux.org/faq-softwarelivre/




Experimentação artística computacional





A Arte computacional que está representada nessas fotos acima, nos mostra como é bonito, interessante e educacional essa experimentação artistica computacional, onde o computador é utilizado para produção e exposição do trabalho artistico. Percebemos claramente através não só dessas fotos mais dos assuntos em gerais da nossa unidade e refletindo nessas imagens, observamos como as novas tecnologias avançaram, vamos imaginar como as imagens foram produzidas, isso já é um meio de ter grandes percepções sobre a mesma, e sobre o modo de como foi feita a arte computacional. Ao interessarmos pela a sua criação, interrogamos como elas foram produzidas, e buscamos simular a sua criação. A tecnologia computacional nos proporciona e permite simular criar imagens tridimensionais que estão presentes no nosso codidiano, e na educação o que não podemos realizar em um papel desenhando. Com os programas do computador e a nossa imaginação podemos elaborar imagens como estas acima que nos ensina alguma coisa, a informação é contida ao computador no intuito de descrever algo. E encontramos nelas formas apresentadas por uma produção realistica e experimentações artisticas e complexas. O mais difícil nessas artes é tornar os trabalhos idênticos à realidade, e quando se trabalha com pessoas é muito complicado, no primeiro post é muito difícil dizer se é real ou não. Essas imagens buscam mecanismos de retropercepção entre a obra e nós espectadores. Os equipamentos computacionais possuem um papel significativo e interativo, e nesse caso o artista leva em concideração a relação especifica da interfase entre o homem e a máquina que permite a troca das informações e pode nos proporcionar um grande envolvimento com os programas do computador, onde podemos fazer artes lindas e bem elaboradas, rica em detalhes como estas aqui postadas, e através dos movimentos que fazemos com o corpo, comandos sonoros também nos trás animações e muita conexão interativas em redes ou instalações artisticas. Portanto, essas experimentações artisticas computacionais nos trás interesse pela prática, experiências com a arte, web, vídeo-arte e muitas outras. Tem o objetivo de dar vida virtual as coisas e mostrar que a arte não é feita apenas a mão. E fico grata pelo o nosso curso está nos transmitindo todo esse comhecimento.




Resenha sobre minhas percepções dos assuntos tratados na unidade

Produção e difusão de informação artística na internet


A tecnologia da informação e comunicação vem proporcionando a nós vários prestígios, podemos perceber os avanços na produção e difusão de informações precisas a nós através da internet, e ainda artisticamente utilizando difusão de materiais, áudio, vídeo e muitos outros que contribuem para o nosso processo de ensino aprendizado. As informações das redes são bem analisadas na perspectiva do seu impacto a nós e da promoção da identidade cultural. Hoje temos uma produção e difusão excelente das formas de artes produzidas para o ambiente virtual, que é tão necessária ao nosso conhecimento. Através das novas tecnologias para a produção artística, a Internet tornou-se um meio de criação e divulgação privilegiado, à discussão e criação artística, apresenta uma nova forma de produção, divulgação e também de socialização e estamos obtendo esse exemplo com base nas nossas tarefas da unidade que nos dar uma grande oportunidade de aprender e conhecer, praticar a informação artistica na internet, nos faz criar possibilidades, e a todos os artistas também, porque neles observamos e aprendemos uma nova forma de pensar e fazer arte. contribuindo para o surgimento de novos papeis para a obra de arte, tal como para o observador e o criador dela. Portanto a difusão de informação artistica na internet vem criando as condições técnicas e sócio-culturais para a ampliação das práticas comunicativas, nas quais as nossas participações estão cada vez mais intensa, que está contribuindo intensamente ao nosso aprendizado. E fico grata a disciplina “tecnologias comtemporâneas na èscola 01”, e ao curso que estão me propiciando essa tão e inesquecível oportunidade de conhecimento.




































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































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